quinta-feira, 30 de abril de 2009

O presidente da comissão liquidante da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Garça, José Wilson Lopes, acompanhado da presidenta da Câmara Municipal, Patrícia Morato Marangão e do vereador Afrânio Carlos Napolitano, foram recebidos dia 29/04, às 14h30, pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fonteles, para tratar de assuntos referentes a reivindicação da entidade que reune os cafeicultores de Garça e região.

Os garcenses pediram ao secretário executivo do Ministério da Agricultura, que interceda junto ao ministro da Agricultura Reinold Stephanes e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que possibilite a defesa oral da Garcafé, no julgamento de duas ações que tramitam no Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda, envolvendo a entidade.

Há algum tempo, a Cooperativa move junto ao Conselho de Contribuintes, três ações, sendo duas visando a recuperação de valores pagos a título de Cota de Contribuição, cujo valor aproxima-se dos 32 milhões de reais e uma ação para o pagamento de crédito do prêmio IPI sobre exportação de café, com um valor aproximado de 30 milhões de reais. Esses valores seriam suficientes para permitir a reativação da cooperativa, que soma hoje um passivo em torno de 68 milhões de reais, entre dívida previdenciária, com fornecedores e com cooperados em decorrência da venda de seus cafés sem o respectivo pagamento.

O pedido do liquidante, assim como das autoridades municipais, é que no julgamento dessas ações no Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda, seja levado em conta o aspecto social. Caso a cooperativa tenha que ser liquidada, os cooperados serão onerados além de suas condições financeiras, em um valor aproximado de 45 milhões de reais, o que certamente levará os pequenos produtores rurais associados à Garcafé, a bancarrota, pela impossibilidade de arcarem com esse expressivo valor. Neste ano é a segunda tentativa que a Garcafé, acompanhada de autoridades locais, faz para o Governo Federal reconhecer esses créditos. Na primeira oportunidade, o liquidante da Garcafé esteve em Brasília acompanhado do prefeito Cornélio Marcondes e do vice, Rodrigo Barros. Agora, também o Poder Legislativo, através de sua presidenta, Patrícia Marangão e do vice, Afrânio Carlos Napolitano, também está expressando o seu apoio a esta legítima reivindicação dos cafeicultores garcenses.